sábado, 19 de março de 2011

Patrícia Antoniete


Não me conta da tua escolha, da tua decisão, do que resolveste. Não me conta, por favor, não me conta. Vivemos num tempo de quases, num tempo de por poucos, de quem sabes e a felicidade arranhou de leve nossa pele tantas vezes que no mais nem percebíamos, não notávamos. Nossos olhos se encheram do extraordinário e nos cegamos, nos impermeabilizamos para a vida que deveríamos viver, vestimos as capas de chuva das convenções, do certo, do correto, do recomendável. Nossas mãos se tocando não se tocavam por que o medo nos calçava luvas, nos punha algemas. Ah, se em tua boca o beijo que te dei tivesse doído, tivesse rasgado teus lábios, terias notado. Se em meus olhos teu olhar de lâmina tivesse cortado, em corte fundo de navalha, eu teria visto. Mas o tempo do ses tinha nos feito reféns e eu não te disse que só em ti eu faria sentido. Te digo agora, mas não me diz que te perdi.
(...)
Ele, olhos fixos no que se ia, ouvia dentro de si um agigantar de ruídos, briga de cachorros pela sobra de dignidade, um grande bater de asas dos sonhos que migravam pra sempre, as garras da mediocridade estraçalhando esperanças. Nos olhos, a alegria estava prestes a ser escondida de uma vez por todas atrás de grossas cortinas de covardia, e as mãos, uma contra a outra, consolavam-se em abraços úmidos de compaixão e angústia. Não conseguia lembrar-se quando a geleira glacial havia se desprendido da garganta e tombara no estômago, mas sentia-a lá, pesada e fria, emanando seu vapor gélido pelo corpo todo. Traído por suas dúvidas, suas hesitações, acorrentara-se à raiz plúmbea do que vivera e negara forças às asas do sonho que teimavam em brotar do centro do peito. Nunca lhe dissera claramente que não, nunca confessara sua fraqueza, nunca admitira que não iria. Mendigava altivo a permanência, escondido sob o argumento vil do tempo e das migalhas, até que ela fartou-se do rastejar, do comedir-se, dos pequenos goles, e como um dia tinha posto mel sob seus lábios e pétalas em suas pálpebras, simplesmente virou as costas e partiu, numa manhã de inverno tão azul quanto só sabem ser as hortênsias. A felicidade não espera para sempre.

Safo

O amor, esse ser invencível, doce e sublime que desata os membros, de novo me socorre. Ele agita meu espírito como a avalanche sacode monte abaixo as encostas. Lutar contra o amor é impossível, pois como uma criança faz ao ver sua mãe, vôo para ele. Minha alma está dividida: algo a detém aqui, mas algo diz a ela para no amor viver...

Alice nos País das Maravilhas


Meu Deus! Meu Deus! Como tudo é esquisito hoje. E ontem era tudo exatamente como de costume! Será que fui eu que mudei à noite? Deixe-me pensar: eu era a mesma quando eu levantei hoje de manhã? Eu estou quase achando que posso me lembrar de me sentir um pouco diferente. Mas se eu não sou a mesma, a próxima pergunta é: Quem é que eu sou?
Ah, essa é a grande charada.