domingo, 3 de julho de 2011

Gabriel García Márquez in O Amor nos tempos do Cólera.

...Acabou pensando nela como jamais imaginara que se pudesse pensar em alguém, presentindo-aonde não estava, desejando-aonde não podia estar, acordando de súbito com a sensação física de que ela o contemplava na escuridão enquanto ele dormia...De maneira que na tarde em que sentiu seus passos resolutos no tapete de folhas amarelas da pracinha custou a crer que não fosse outro embuste da sua fantasia.

Martha Medeiros

Não estou vivendo perigosamente. Troquei o perigosamente, pelo intensamente, inconsequentemente, apaixonadamente. Não há perigo. Perigoso é a gente se aprisionar no que nos ensinaram como certo e nunca mais se libertar, correndo o risco de não saber mais viver sem um manual de instruções.

Marla de Queiroz

Eu jamais chegaria aonde cheguei se só andasse em linha reta. Tive que voltar atrás, andar em círculos, perder dias, perder o rumo, perder a paciência e me exaurir em tentativas aparentemente inúteis pra encontrar um quase endereço, uma provável ponte: a entrada do encontro... Acertei o caminho não porque segui as setas, mas porque desrespeitei todas as placas de aviso.

Guimarães Rosa

Eu careço de que o bom seja bom e o ruim ruim, que dum lado esteja o preto e do outro o branco, que o feio fique bem apartado do bonito e a alegria longe da tristeza! Quero todos os pastos demarcados... Como é que posso com este mundo? Este mundo é muito misturado.

Hilda Hilst

(...) Sim, é verdade, eu tenho medo das gentes, pra dizer a verdade eu me cago de medo das gentes! O que eu tenho visto de pulhas, de máscaras atadas dia e noite sobre umas caras de pedra...  O que eu tenho visto de mesquinharia, de crueldade, de torpeza, de estupidez...