segunda-feira, 26 de dezembro de 2011



Seu Vitorino estava num dia de intensa reflexão. A luz do fim tarde dourava a varanda da casa e o ajudava a coser a camisa verde já surrada pelo tempo. Caminhou devagar até a cozinha e avistou Dona Clarinda passando o café da tarde. És apaixonada por mim ou pelo amor que sente por mim? Perguntou seu Vitorino. Dona Clarinda o olhou por cima dos óculos e não disse absolutamente nada. Terminou de coar o café, serviu o esposo, tirou dele a camisa que estava a coser e terminou o  serviço mal feito que ele havia começado. Em seguida foi ao quintal, espantou as galinhas, tirou as roupas do varal e guardou-as com carinho ao lado do ferro de passar. Ainda em silêncio, sentou-se na varanda ao lado de seu Vitorino para contemplar o pôr do sol. Colocou sua mão sobre a dele e esperaram juntos o entardecer. Quase cinco décadas ao lado de dona Clarinda e seu Vitorino ainda não tinha certeza do amor dela por ele e por não ter certeza, ele sempre a amou de verdade.

Dom Hélder Câmara

Há criaturas como a cana, mesmo posta na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura.

Charles Bukowski

Se vai tentar
siga em frente

Senão, nem comece!
Isso pode significar perder namoradas
esposas, família, trabalho...
e talvez a cabeça.
Pode significar ficar sem comer por dias,
Pode significar congelar em um parque,
Pode significar cadeia,
Pode significar caçoadas, desolação...
A desolação é o presente
O resto é uma prova de sua paciência,

do quanto realmente quis fazer

E farei, apesar do menosprezo

E será melhor que qualquer coisa
que possa imaginar.

Se vai tentar,
Vá em frente.
Não há outro sentimento como este
Ficará sozinho com os Deuses
E as noites serão quentes
Levará a vida com um sorriso perfeito
É a única coisa que vale a pena.

Camila Heloíse

Não era qualquer coisa que iria endireitar meu espírito. Nem qualquer sacanagem que me encantaria. Ou qualquer meio beijo que me faria ficar. Eu precisava de outras coisas pra topar fechar os olhos e pular no abismo de alguém. Precisava de céu que significasse mais do que um azul infinito, precisava entender porque eu queria tanto ver o mar. E precisava de alguém que não quisesse fazer meu coração em picadinhos pra caber no próprio peito, e aceitasse ele inteiro, gigante.

Anais Nin

O amor nunca morre de morte natural. Ele morre porque nós não sabemos como renovar a sua fonte. Morre de cegueira e dos erros e das traições. Morre de doença e das feridas; morre de exaustão, das devastações, da falta de brilho.

Adélia Prado

A experiência amorosa exige sacrifício. Não se ama para ser recompensado. O amor é sua própria recompensa. (...) É a experiência humana mais exigente; não é contrato, troca de favores, investimento, é entrega e compromisso. Do ‘sacrifício’ de amar nasce a mais perfeita alegria. Ninguém faz cara feia quando se sacrifica por amor. Não se trata de anulação, subserviência de quem ama, trata-se da morte do ego, tarefa a ser feita até o último suspiro.