domingo, 12 de fevereiro de 2012


Inês Pedrosa

Dizem que o amor se faz de uma comunidade de interesses subterrâneos, restos de vozes, hábitos que nos ficam da infância como uma melodia sem letra, paixões pisadas na massa funda do tempo, mas nesses anos entre guerras, os sentimentos explicados não interessavam a ninguém. O amor era então uma criação fulminante do tédio e da inocência, feito do carnal recorte da beleza, magnífico de crueldade. Amei-te de repente, com a luminosa injustiça que me afastou de todos os que me amaram por me serem semelhantes.

João Guimarães Rosa

Um dia, tempos, Tio Terêz o levara à beira da mata, ia tirar taquaras. A gente fazia um feixe e carregava. '- Miguilim, este feixinho está muito pesado para você?'. '- Tio Terêz, está não. Se a gente puder ir devagarinho como precisa, e ninguém não gritar com a gente para ir depressa demais, então eu acho que nunca que é pesado...

Juliana Sfair

Não compensa durezas nessa vida curta e divina. Não cabem em nossos dias dores aos potes, mas cabem potes de doces e doces pessoas pra gente conhecer. E tem umas pessoas tão do “bem” que ainda estão pra cruzar nossos caminhos, que vale a pena ficarmos atentas aos sinais, aos encontros nas tardes vazias.

Juliano Beck

Da descoberta do amor:
A descoberta do amor, meu bem
o amor é zen
O amor é desnudado
de paredes e telhados
o amor é o gozo dos amados
A vida é um paraíso pervertido
guarde tuas roupas
em meio aos meus livros
O amor são os animais felizes
enquanto a gente se ama
O amor é água em chamas
tu me chamas
e da mãe terra eu venho
das raízes
e dos animais felizes
Ao céu
ao vento
o amor é alento
em todas as idades
O amor
ao tempo
subvertendo a sociedade
Mora aonde o amor?
O amor é de rua,
é do pensamento
fala com todo mundo
O amor tem três sexos
e nenhum documento.

Não entrar na dança da mediocridade. Do baixo astral. Das más vibrações. Ficar em silêncio quando não tiver a capacidade de disparar doçuras e delicadezas por aí. Humildade e capacidade de reconhecer erros. São qualidades que não se impõe a ninguém. São coisas que a vida ensina.

Khaled Hosseini in O Caçador de Pipas

Quanto tempo demora? - perguntou ele. - Não sei. Um pouco.
Sohrab deu de ombros e voltou a sorrir, desta vez era um sorriso mais largo.
- Não tem importância. Posso esperar. É que nem maçã ácida.
- Maçã ácida?
- Um dia, quando eu era bem pequenininho mesmo, trepei em uma árvore e comi uma daquelas maçãs verdes, ácidas. Minha barriga inchou e ficou dura feito um tambor. Doeu à beça. A mãe disse que, se eu tivesse esperado as maçãs amadurecerem, não teria ficado doente. Agora, quando quero alguma coisa de verdade tento lembrar do que ela disse sobre as maçãs.